A formação intelectual e o amor que mantém pela leitura e pelos livros Paulo herdou de seu amado pai, Cassio de Freitas Levy, um homem de cultura vastíssima, que tinham uma memória magnífica, que permitia a ele citar o que quisesse em qualquer conversa, pois se lembrava de tudo que leu e viu. “Papai tinha uma bela biblioteca e acho que desde a infância fui me apegando aos livros, aos seus comentários, enfim, a biblioteca dele era o centro de convivência da família”, revela.
E quase como em um clichê tal pai tal filho, Paulo mantém uma biblioteca particular assim como o patriarca da família Levy. São milhares de exemplares, dos mais diversos autores, temas, com edições raras e deslumbrantes. “Tenho uma coleção de livros muito interessante, verdadeiras obras primas de um grande editor italiano, Franco Maria Ricci, que traz exemplares sobre arte, viagens, literatura, sempre com encadernações maravilhosas. Também tenho algumas coleções especiais editadas em vários países, com a famosa história ‘As Mil e Uma Noites’, com os mais diversos ilustradores, algumas com gravuras pintadas a mão. Tenho uma paixão enorme por ela.”
Seria necessário um livro para descrever e relacionar todas as obras de arte e literatura que Paulo mantém em sua coleção, montada durante suas aventuras pelo mundo. E é nesse projeto que tem trabalhado para lançar futuramente, uma obra que mostra a beleza e a riqueza cultural de sua vasta biblioteca.